Protocolos

Clique nas opções abaixo e acompanhe as informações do nosso Plano de Retorno!

Serão realizadas lives com as famílias para a apresentação dos protocolos pedagógicos, por segmento educacional, na medida em que os órgãos governamentais forem autorizando o retorno presencial da faixa etária em questão.

Durante as lives, serão esclarecidas questões referentes ao escalonamento, forma de ensino híbrida, procedimentos para estudantes que não retornarão presencialmente, dentre outras.

Na hipótese de casos suspeitos ou confirmados para Covid-19 dentro das escolas.

Se os envolvidos convivem na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas, as aulas presenciais nessa sala serão suspensas por 2 semanas.

Se os envolvidos forem de salas diferentes ou tenham tido contato com turmas no mesmo turno, as aulas presenciais do turno escolar serão suspensas por 2 semanas.

Em caso de confirmação de surtos no ambiente escolar, se os envolvidos forem de salas diferentes ou tiverem contato com outras turmas de turno diferente, as aulas presenciais na escola serão suspensas por 2 semanas.

RECOMENDAÇÕES

Não ofertar carona para pessoa que não seja do convívio familiar;

Não realizar paradas e atividades que promova contato com outras pessoas e locais no trajeto de ida até a escola / escritório;

Abrir todas as janelas e, se possível, manter o ar condicionado do veículo desligado durante o trajeto de casa até a escola / escritório;

Higienizar as mãos antes e depois de acessar o veículo / transporte público;

Realizar a higienização, utilizando luva, com álcool 70% de todos os pontos de contato: volante, câmbio, painel, porta-luvas, maçanetas, engates do cinto de segurança, botão de acionamento dos vidros, porta-objetos e bancos, antes de acessar ou de deixar o veículo.

• Os horários de funcionamento desses locais as serão escalonados e haverá rodízio por segmento.

• As Unidades informarão os locais específicos para alimentação dos respectivos segmentos e turmas

A retirada da máscara será permitida somente durante a realização das refeições.

• Nesse momento, trazer o lanche de casa é uma boa pedida!

Além dos protocolos pedagógicos e sanitários, a escola adotará um Protocolo de Acolhimento para os colaboradores e estudantes.

Será implementado pelos Departamentos de Pastoral (DEPAS), Núcleo de Referência pela Cultura da Paz (NRCP) e Programa de Convivência.

Terá iniciativas já desenvolvidas pelas Unidades, dentro da filosofia de Cultura da Paz, adotada pelo Colégio Santo Agostinho.

Manual da Família

Desenvolvemos, com o suporte da consultoria global Arcadis, um Plano de Prevenção e Resposta à Covid-19 que reúne e atende às orientações e aos requisitos nacionais e internacionais de saúde e segurança.

Ele foi planejado a partir das produções técnicas e todas as medidas visam minimizar os riscos de exposição ao novo coronavírus nos ambientes da escola.

Preparamos um Manual da Família com as informações mais importantes para que estudantes, pais e responsáveis possam se preparar para o retorno.

Vídeos

Estamos preparados para receber nossos alunos, professores e colaboradores com bem-estar e segurança!
Dê o play e confira como será o dia a dia no Colégio.
A data do retorno presencial da Educação Infantil está próxima e estamos preparados para receber as crianças em nosso Colégio.
Crianças assumem o papel de personagens com superpoderes e, com a inteligência e o coração, se protegem do Coronavírus de forma segura e responsável.
Saiba como lavar as mãos de maneira correta e evitar o contágio do Coronavírus.
Saiba como utilizar corretamente as máscaras.
Distanciamento social: cuide da sua saúde e da saúde do próximo.

Perguntas frequentes

Fique por dentro de nosso Plano de Retomada. Para mais informações, consulte o Manual da Família.

O Colégio priorizará que irmãos sejam alocados nas mesmas semanas do escalonamento, para facilitar a logística das famílias.

O nosso Plano de Retomada foi construído com o apoio de uma consultoria global, que auxiliou na elaboração de diversos protocolos de retorno, inclusive de instituições de ensino, em todo o mundo. Além disso, seguimos as recomendações da Organização Mundial da Saúde, da Occupational Health & Safety (OHSAS), da Centers of Disease Control and Prevention (CDC) e Governo de Minas Gerais. Os nossos protocolos serão revisitados, sempre que necessário, e estarão sempre em conformidade com as recomendações dos órgãos competentes.

Os critérios são informados para os pais antes do retorno presencial e a enturmação seguirá a realidade específica de cada turma, considerando o número de alunos integrantes do grupo de risco, o número de alunos por turma e tamanho da sala, assegurando a distância necessária entre os alunos.

Estamos em uma situação atípica e a escola está sensível às peculiaridades de cada família. Já estão sendo realizadas, e também serão feitas ao longo do ano letivo, avaliações diagnósticas, para sondagem das habilidades e competências adquiridas, que poderão apontar caminhos a serem seguidos para que todos os estudantes alcancem o equilíbrio no processo de aprendizagem. Essas avaliações possibilitarão aos professores a criação de uma programação coerente com as demandas de aprendizagens dos alunos. Dessa forma, o olhar será individualizado, de acordo com as necessidades de cada estudante.

O Colégio está preparado para atuar em três cenários:

  • COVID “zona vermelha”: 100% virtual;
  • COVID controlada e retorno autorizado: semipresencial com protocolos e turmas escalonadas quando necessário, para atendimento das medidas de distanciamento social, conforme protocolos municipais. Ou, totalmente presencial, caso possível, de acordo com os protocolos municipais.
  • Sociedade vacinada: escola apta para o retorno presencial, em sua totalidade.

A orientação às famílias é de que os alunos levem o menor número possível de material para a escola. Contudo, no caso das séries iniciais, será permitido à criança levar 1 (um) brinquedo para as aulas presenciais, como prática pedagógica já adotada, com vistas à adaptação escolar da criança e seu desenvolvimento emocional/psíquico. As famílias de alunos nessas séries serão orientadas a realizar a higienização e desinfecção dos objetos (brinquedo) antes e após acesso à escola.

Para o segmento do Maternal e Educação Infantil as séries que apresentarem menor número de alunos matriculados poderão oferecer aulas presenciais semanais, sem a necessidade de rodízio entre os alunos, sendo cumprido as regras de distanciamento social e a manutenção deste grupo em “bolhas”, de forma isolada.

Estamos trabalhando para cuidar de toda a nossa comunidade escolar, inclusive nossos parceiros e fornecedores. Todos estão sendo orientados pelas equipes administrativas de nossas unidades sobre o cumprimento do protocolo de saúde e segurança, bem como o correto uso de EPIs. Nas unidades, sempre que possível, haverá acesso específico para entrada e circulação de fornecedores e mercadorias, evitando assim aglomeração e reduzindo o contato com alunos e colaboradores.

Destacamos ainda que qualquer pessoa da nossa comunidade que precisar entrar na escola passará pela Barreira Sanitária, só sendo permitida sua entrada na unidade mediante uso de máscara, não estar com febre (aferição da temperatura por termômetro), não apresentar os principais sintomas da Covid-19 (tosse, cansaço, mal-estar) e higienizar as mãos com álcool 70%.

Contato

Fale com a gente! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Compartilhe nosso Tempo de Cuidar

CONHEÇA NOSSAS UNIDADES

Belo Horizonte / Santo Agostinho Av. Amazonas, 1.803 - Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP: 30180-007
Belo Horizonte / Gutierrez Rua Daniel de Carvalho, 1.424 - Gutierrez
Belo Horizonte - MG
CEP: 30441-152
Nova Lima Rua das Cores, 355 - Vale dos Cristais
Nova Lima - MG
CEP: 34008-053
Contagem Rua Marte, 435 - Jardim Riacho das Pedras
Contagem - MG
CEP: 32241-250